VOZ NA EXPRESSIVIDADE E COMUNICAÇÃO

PÚBLICO-ALVO

Estudantes e profissionais das diferentes áreas da voz, arte, comunicação, saúde, educação ou qualquer pessoa interessada em aprimorar sua competência comunicativa, sua voz, sua proximidade com a arte.

INTRODUÇÃO

Nessa oficina, os participantes são convidados a realizar atividades de práticas teatrais associadas a expressividade da linguagem verbal e não verbal, na qual as características pessoais são o ponto de partida para a conscientização de que somos seres criativos por excelência.  A atividade contribuirá para que o aluno perceba, desenvolva, amplie e aprimore sua expressividade corporal, gestual e vocal otimizando sua competência comunicativa e, consequentemente, vislumbre novas perspectivas para suas relações profissionais, interpessoais e familiares: com mais confiança, atitude, empatia, entusiasmo, determinação e aceitação consigo e com os outros.

DATA

21 de Novembro de 2019

HORÁRIO

 das 19:00h às 22:00h

INVESTIMENTO

– Pague em até 12x no cartão –

Valor: R$ 150,00

ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA OFICINA:

  • O bom humor como elemento fundamental para saúde e relacionamentos;
  • A prática teatral como veículo de desenvolvimento pessoal e social;
  • Reconhecimento dos padrões comportamentais e da performance corporal e vocal como importante ferramenta de comunicação na vida inter-pessoal  e nas relações de trabalho;
  • Ampliação e aperfeiçoamento das possibilidades de expressão; inteligência emocional como estratégia de comunicação. 
  • O prazer do movimento criativo na expressividade da palavra e prosódia do discurso. 
  • Observação e reconhecimento  dos espaços individuais e das relações interpessoais.
  • Valorização da experiência pessoal como oportunidade de troca e cooperação.

PROGRAMA

  • Sensibilização e conscientização do corpo e da voz nas diferentes situações de comunicação.
  • Percepção espacial, relação corpo / espaço/ voz/ ressonância/ espaço direcional e voz.
  • Foco – a importância do olhar na comunicação- compensações faciais,  expressividade da imagem na face.  
  • Linguagem verbal e não verbal. Ruídos de comunicação.
  • Reconhecimento e integração com a equipe.
  • O jogo e a comunicação. 
  • Interação comunicador-espectador.
  • Ritmo, pulsação, pausas e silêncios. 
  • Atividades de  improvisação e relação com o  discurso. Medo de falar em público.
  • Observação, apreciação e roda de conversa.

Orientação: Os participantes devem vestir roupas confortáveis e sapatos baixos ou pés descalços; levar uma bola de tênis.

MINISTRANTES

Deborah Finocchiaro

Estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão, como diretora, produtora e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 32 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 17 de Melhor Atriz, 1 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. Em 2006 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que atualmente tem em seu repertório os espetáculos “Pois é Vizinha…” (1993), “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana” (2006), “GPS GAZA” (2014), “Caio do Céu”, a partir da obra de Caio Fernando Abreu, direção de Luís Arthur Nunes (2017) e as peças curtas “Erico de Bolso” (2013) e “Histórias de Um Canto do Mundo Chamado Sul” (2008). Seus mais recentes projetos são “Palavra de Bolso – Onde Literatura ganha Voz” e “Improvisos Transcriados”, que agrega artistas de diferentes áreas para unir a literatura a outras expressões artísticas. Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. Desde 2009 assina a coluna de teatro na Rádio Band News FM Porto Alegre – 99,3.

Ligia Motta

 Fonoaudióloga especialista em voz e disfagia. Preparadora vocal e vocal coach de cantores, atores, políticos, empresários, profissionais da voz. Especializada no desenvolvimento e aperfeiçoamento de vozes artísticas. Doutora e Mestre em Gerontologia Biomédica- PUCRS. Foi professora, supervisora e pesquisadora na área de voz e fonoaudiologia estética dos cursos de Fonoaudiologia do IPA e Ulbra (10 anos).  Professora no curso de Artes Dramáticas no DAD- UFRGS (4 anos). Coordenadora e professora na área de voz e gerontologia no CEFAC- RS. Responsável pelo setor de Fonoterapia do Hospital São Lucas da PUCRS. Diretora do Centro de Fonoaudiologia Ligia Motta e da Voz Ativa Escola Dinâmica.

LOCAL