VOZ CRIATIVA E TEATRO PARA ADOLESCENTES

INTRODUÇÃO

Oficina intensiva de férias, um mergulho no universo da criação teatral! O trabalho propõe um contato divertido com os recursos da criação teatral. Convida a descobrir novas formas de convívio em grupo e invenção do espaço com auxílio de técnicas de apoio à expressão do corpo e da voz. Estimula o desenvolvimento de  uma ESCUTA qualificada, capaz de gerar acordos sensíveis para criação e improvisação de CENAS teatrais e sonoras. 

PÚBLICO-ALVO

Adolescentes de 10 à 20 anos

DATA

de 13 a 17 de janeiro de 2020

HORÁRIO

Grupo I : 14h às 16h

Grupo II: 17h às 19h

INVESTIMENTO

R$ 250,00

OBJETIVOS

  • Descobrir e desenvolver recursos expressivos do corpo, voz e movimento;
  • Ampliar as noções de cuidado e desenvolvimento da saúde vocal;
  • Estabelecer formas de convívio em grupo a partir do jogo teatral e sonoro;
  • Desenvolver uma escuta qualificada de si e do outro, do espaço e dos sons;
  • Aplicar as descobertas na criação de cenas teatrais e sonoras.

CONTEÚDO

  • Consciência, cuidado e criatividade vocal;
  • Silêncio, escuta e fala no teatro;
  • Acrobacias para acordar o corpo;
  • Jogos teatrais, circenses e musicais;
  • Improvisação teatral;
  • Aplicação dos  conteúdos na criação de cenas  sonoras e teatrais  a serem apresentadas no último dia da oficina.

MATERIAIS DE TRABALHO: voz, palmas, estalos, batidas, tecidos, objetos sonoros, instrumentos musicais, vídeos e muita música!

MINISTRANTES

Marina Mendo

Marina Mendo é atriz, educadora e produtora cultural. Trabalha na elaboração e desenvolvimento de projetos de teatro, música, performance e educação. Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS especialista em Estudos Interculturais pela Universitá degli Studi di Padova/Itália e Bacharel em Artes Cênicas, hab. Interpretação Teatral/UFRGS(2004). Seus trabalhos mais recentes:Fábrica de Calcinha (espetáculo adulto), Ecopoética Dilúvio MA: Arte sobre as águas do RS (performance de intervenção urbana), Oficina de Artes Integradas na Ilha da Pintada, todos financiados pelo Fundo de Apoio à Cultura /da Secretaria de Estado da Cultura do RS. Foi colaboradora e atriz na Cia Rústica de Teatro(RS), Coletivo Ecopoética(RS), Orquestra de Brinquedos(RS), Coletivo Das Flor(RS), Circo Redondo(BA) e Circo da Cultura(RS). 

Ligia Motta

Fonoaudióloga especialista em disfagia e voz, com atuação em vozes artísticas e profissionais da voz. Aprimoramento em Motricidade Orofacial e mestrado e doutorado em Gerontologia Biomédica. Professora do CEFAC nas áreas de Motricidade Orofacial, Disfagia e Voz.
Professora substituta na área de Voz no curso de Artes Dramáticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- FRGS- 2005 a 2007/ 2009 a 2011.
Fonoaudióloga chefe do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital São Lucas da PUCRS
Fonoaudióloga Clinica do Centro de Fonoaudiologia Ligia Motta.
Diretora e Sócia- Fundadora da VOZ ATIVA- ESCOLA DINÂMICA

Atuação Profissional:
Ministra cursos na área de Voz no Canto e Teatro, Dicção e Oratória e Voz Profissional
Aprimoramento vocal, preparação vocal e oficina de voz para grupos de profissionais: professores, empresários, políticos, religiosos, jornalista, cantores e atores de teatro, cinema e TV.
Preparadora vocal e vocal coach de artistas de teatro, grupos de teatro, cinema e cantores.

Preparação Vocal nos espetáculos de Teatro: “Tangos e Tragédias“ (2005 a 2013), Uma Mulher Sem Pecado”, Solos Trágicos ”(UFRGS), “Beijo no Asfalto” (UFRGS), “Ópera do Malandro“ (UFRGS), Mundo de Camila”, “Adoração”- monólogo Nelson Rodrigues, “Em Meio a Esse Luto eu Luto”, “Noite Árabe”, “Beckett & Bion: Gêmeo Imaginário”, “ Os Homens do Triângulo Rosa” atriz Gisela Haybache, “Gaza”, “Caio do Céu”, “ Valsa#6”, “Sbornia Kontraatraca”, dentre outros.

LOCAL