VOZ ATIVA COMO MUSICALIDADE

VOZ ATIVA NA ARTE E COMUNICAÇÃO

Um curso desenvolvido em cinco oficinas de 3,5h cada, uma por mês, de maio a setembro de 2018, das 18:30h às 22h. Estes podem ser cursados de forma independente ou integrados.

A cada oficina, Dra. Ligia Motta convida um(a) artista / professor(a) especialista em um segmento da cultura, para desenhar um panorama da voz nas artes e na comunicação. A proposta é proporcionar uma experiência formativa aberta a profissionais da voz e demais interessados em ampliar seus recursos expressivos, tendo ou não experiência na área.

Ao fim de cada encontro, confraternização com show artístico dos próprios professores ou convidados especiais.

PÚBLICO-ALVO

Aberto a todos os públicos a partir de 15 anos de idade.

Estudantes e profissionais das diferentes áreas da voz, arte, comunicação, saúde, educação ou qualquer pessoa interessada em aprimorar sua competência comunicativa, sua voz, sua proximidade com a arte.  

Não é necessária experiência prévia.

MINISTRANTES

  • Simone Rasslan
  • Adriano Basegio
  • Deborah Finocchiaro
  • Bianca Obino
  • Márcia Caspary

OBJETIVO

Ampliar e desenvolver os recursos expressivos, a capacidade de apreciação e fruição estética dos participantes, bem como a qualidade da presença, através de diferentes linguagens artísticas, como música, teatro, cinema e poesia.

Proporcionar experiências criativas e inspiradoras aos participantes, permitindo que aprofundem ferramentas de expressão vocal e corporal.

Facilitar o contato do participante com o processo de criação artística e ampliar sua consciência corporal e vocal,  sua competência comunicativa, como um todo.

Confraternizar com show musical no final de cada curso.

Solicite sua ficha de inscrição através do email cursos@vozativaed.com.br

VOZ ATIVA COMO MUSICALIDADE

OBJETIVO

Oportunizar a experiência musical usando o corpo como instrumento, percussivo, harmônico e melódico. Em pensar a voz como corpo musical em seus sons e silêncios. Em propiciar o ambiente para a composição coletiva por meio do improviso como um modo de encontrar repertório pessoal, exercitando a alteridade, o reconhecimento do outro como radicalmente diferente e assim, pequenas práticas de liberdade.

DATA

15 de Maio de 2018

HORÁRIO

das 18:30h às 22:00h

INVESTIMENTO

Estudantes: R$ 100

Profissionais: R$ 160

Aceitamos cartão de débito e crédito Visa ou Mastercard para pagamentos no local.

  • Informe-se dos descontos especiais para grupos. 

PROGRAMA PREVISTO

  • O que é musicalidade?
  • A musicalidade na voz.
  • Efeitos sonoros da voz produzidos em diferentes partes do sistema fonador.
  • Como o silêncio pode produzir  efeitos, ethos?
  • O som: regular, irregular?
  • O que é duração?  Ritmo, pulso, tempo, andamento, acento.
  • Compassos:  binário/ternário/quaternário
  • Escala diatônica de 5 sons – partitura corporal e partitura vocal
  • Tons: maiores e menores – Afinação
  • Pedal – improviso
  • Altura/ timbre/ duração/ intensidade

REPERTÓRIO

  • Acorda Criança ( Raízes do Coco do Arco Verde),
  • Onça (José Dias/Juca do Bolo)
  • Cantiga de Caminho (Domínio Público)
  • Emoriô (João Donato/ Gilberto Gil)
  • Onde Qué (Sérgio Pererê)
  • Ciranda (Moacir Santos/ Gilberto Gil)

MINISTRANTES

Simone Rasslan

Criou, ao lado de Adriana Marques e Hique Gomez, o espetáculo Rádio Esmeralda que ficou em cartaz durante 9 anos. É instrumentista, compositora e educadora musical e citada como referência pelo competente trabalho de preparação musical para atores. Recebeu cinco prêmios por trilhas sonoras para teatro e em música foi premiada como cantora revelação em 1999. O álbum Xaxados e Perdidos é o grande vencedor do prêmio Açorianos de Música em 2012, levando quatro troféus: de melhor arranjador (para Álvaro RosaCosta, Beto Chedid e Simone Rasslan), melhor intérprete MPB para Simone, melhor Disco MPB e o mais esperado, Disco do Ano. Formada em Regência Coral pela UFRGS e em Pedagogia pela UFMS, mestre em Educação pela UFRGS e doutoranda em Educação pela mesma instituição. Atualmente integra o espetáculo A Sbørnia Kontratacka ao lado de Hique Gomez.

Dra. Ligia Motta

Fonoaudióloga especialista em voz e disfagia. Preparadora vocal e vocal coach de cantores, atores, políticos, empresários, profissionais da voz. Especializada no desenvolvimento e aperfeiçoamento de vozes artísticas. Doutora e Mestre em Gerontologia Biomédica- PUCRS. Foi professora, supervisora e pesquisadora na área de voz e fonoaudiologia estética dos cursos de Fonoaudiologia do IPA e Ulbra (10 anos). Professora no curso de Artes Dramáticas no DAD- UFRGS (4 anos). Coordenadora e professora na área de voz e gerontologia no CEFAC- RS. Responsável pelo setor de Fonoterapia do Hospital São Lucas da PUCRS. Diretora do Centro de Fonoaudiologia Ligia Motta e da Voz Ativa Escola Dinâmica.

Pâmela Amaro

Atriz, cantora, compositora, música e arte-educadora de intensa produção artística em Porto Alegre. Graduou-se em Licenciatura em Teatro e está cursando Mestrado em Educação na UFRGS. É uma das fundadoras e organizadoras do Sarau Sopapo Poético, espaço de produção e difusão de literaturas negro-brasileiras. Atuou em performances, espetáculos teatrais e musicais com grandes artistas da cena cultural do estado. Integra os grupos musicais Três Marias e está produzindo seu primeiro EP solo com trabalho autoral no gênero samba.

PRÓXIMAS OFICINAS

Voz Ativa no Teatro (13/06) com Adriano Basegio

Canja de Duda Cunha e Júlia Ludwig: canções do espetáculo “Solo Fértil – Canção para o Povo em Pé”, dirigido por Adriano.

Voz Ativa na Comunicação (04/07) com Deborah Finocchiaro

Canja poética de Deborah Finocchiaro

Voz Ativa na Composição (29/08) com Bianca Obino e Brunno Colpo Mello.

Canja é de Bianca Obino.

LOCAL