Seletividade e Recusa Alimentar: Entendendo Por Que Algumas Crianças Têm Dificuldade Alimentar

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da área da saúde e educação, público em geral (familiares, entre outros interessados)

DATA

21 de Julho de 2018

HORÁRIO

Das 13:30 h às 17: 30h (4 horas/aula)

INVESTIMENTO

Até 02 de Julho – R$170

Após 02 de Julho – R$185

OBJETIVOS E METODOLOGIA

Introdução: “Dificuldade alimentar” é um termo amplo para a classificação dos problemas que podem ocorrer no processo alimentar. São comuns na infância e independem de questões socioeconômicas. As manifestações mais frequentes são: crianças com falta de apetite, recusa ou seletividade alimentar, irritabilidade e agitação durante as refeições. Essas manifestações podem desencadear sintomas como náuseas, vômitos, dificuldade no ganho de peso e refletir negativamente no relacionamento familiar durante as refeições, causando estresse nas crianças, pais, familiares e cuidadores.

Objetivo do Curso: desenvolver, de forma abrangente, conhecimento teórico e prático acerca das dificuldades alimentares, sob a perspectiva da Fonoaudiologia. Com uma proposta ampla e integrativa, o curso abordará questões que permeiam o desenvolvimento do processo alimentar infantil saudável, compreensão dos sinais e sintomas relacionados às dificuldades e transtornos alimentares, além de refletir sobre estratégias favoráveis ao desenvolvimento da alimentação. O curso possui proposta teórica, porém com inserção de atividades práticas e discussão entre os participantes.

Misnistrante:

Fga. Chenia Caldeira Martinez – CRFa 7-9473

  • Fonoaudióloga
  • Especialista em voz e disfagia (CFFa)
  • Mestre em Ciências da Reabilitação (UFCSPA)
  • Doutoranda em Ciências Médicas (UFRGS)
  • Desenvolveu pesquisa de Doutorado na área de motricidade orofacial e dificuldades alimentares. Possui experiência clínica em avaliação e terapia na área de voz, motricidade orofacial, disfagia, dificuldades alimentares e aleitamento materno.

Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0142067535581447

LOCAL

PROGRAMA

  1. Compreendendo o processo alimentar saudável
  2. Dificuldades e/ou transtornos alimentares
  3. Sinais de dificuldades alimentares
  4. Fatores orgânicos e comportamentais relacionados às dificuldades
  5. O papel da família e do terapeuta na alimentação
  6. Evidências científicas na abordagem das dificuldades alimentares
  7. Visão fonoaudiológica (avaliação, abordagens no atendimento clínico, orientação e promoção de processo alimentar saudável; quando há necessidade de intervenção específica)
  8. Estratégias e recursos para promover alimentação saudável na presença ou ausência de dificuldades e/ou transtorno alimentar (orientações, estratégias, prevenção e não agravamento do problema)

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE A COMPRA DE INGRESSOS VIA EVENTBRITE

– Cancelamentos serão aceitos em até 7 dias corridos após a compra, respeitando o prazo de até 48h antes do evento.

– Transferência de titularidade só será aceita até 48h antes do evento. Entre em contato através do e-mail: cursos@cfligiamotta.com.br.

– Para qualquer tipo de pagamento no local do curso serão aceitos somente dinheiro ou cheque.

ATENÇÃO: É reservado à Voz Ativa – Escola Dinâmica, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

APOIO:        

Abrir chat
Posso ajudar?