ORATÓRIA, VOZ E COMUNICAÇÃO

PÚBLICO-ALVO

Comunicadores, professores, atores, cantores, vendedores, advogados, empresários, locutores, apresentadores, jornalistas, políticos, dubladores, sindicalistas, fonoaudiólogos e todas as pessoas que desejam desenvolver a aprimorar a sua comunicação oral e corporal.

DATA

23 de Março de 2019

HORÁRIO

das 9:00 às 16:00

INVESTIMENTO

– Pague em até 12X no cartão –

Estudantes – R$360

Profissionais – R$490

METODOLOGIA

O curso é realizado de forma dinâmica com atividades de exercícios que envolve a expressividade da voz, da fala, da articulação, do corpo, gestos e olhar. Estratégias de comunicação com jogos comunicativos de dramatização, música e ritmo, diferentes situações de vivências do discurso são realizados durante todo o processo de formação. Os alunos vivenciam de forma divertida e dinâmica atividades que acabam deixando todos os participantes muito à vontade, desinibidos e encorajados a mudar e desenvolver uma comunicação competente. No final, o aluno observa objetivamente os resultados alcançados, identifica sua evolução e transformações adquiridas durante o curso nos videos gravados durante o curso. Todos os alunos recebem um feedback de exercícios que deverão realizar e estratégias para continuar desenvolvendo o seu potencial comunicativo.

PROGRAMA

  • Saúde vocal e cuidados com a voz.
  • Noções da fisiologia da produção da voz falada.
  • Mitos e verdades da voz profissional.
  • Importância da dicção e adequado nível de escuta.
  • Expressividade da postura, do corpo, do olhar e gestos no discurso.
  • Respiração, controle do fluxo de ar, ritmo da fala, pausa e silêncio como recurso da oratória, vícios de linguagem e fluência na oratória.
  • Vocabulário e discurso, estrutura da exposição oral, desinibição, controle da emoção e medo de falar em público.
  • Expressão oral e introdução a prosódia. Motivação, persuasão e empatia- como desenvolver e expressar na comunicação.
  • Competência comunicativa para apresentações orais, entrevistas de rádio e TV, reuniões de trabalho, fala de improviso e discursos.
  • Avaliação individual de cada participante com feedback em vídeo.

MINISTRANTE

Ligia Motta

Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em voz pelo CEFAC-SP. Doutora e Mestre em Gerontologia Biomédica- PUCRS. Vocal Coach em Voz Profissional. Preparadora vocal e consultora em comunicação de profissionais da voz na área empresarial, política, artes e educação. Foi professora, orientadora e pesquisadora na área da voz e fonoaudiologia estética nos  cursos de Fonoaudiologia do IPA e ULBRA. Professora substituta durante quatro anos na área da voz, atuação e corpo no Instituto de Artes Dramáticas – DAD/UFRGS. Foi coordenadora do Departamento de Voz Profissional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e atualmente, é vice-coordenadora do departamento da Motricidade Orofacial do Adulto e Idoso da Sociedade. É responsável pelo setor de Fonoaudiologia do Hospital São Lucas da PUCRS. Professora e coordenadora dos cursos de especialização pelo CEFAC-RS. Diretora e fonoaudióloga do Centro de Fonoaudiologia Ligia Motta. Diretora e sócio-fundadora da Voz Ativa- Escola Dinâmica.

LOCAL

  • R. Giordano Bruno, 305 - Rio Branco, sala 101.
  • CEP: 90420-150
  • (51) 99977.8038
  • cursos@vozativaed.com.br

ATENÇÃO: É reservado à Voz Ativa – Escola Dinâmica, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.