O CAMINHO DO CORPO E DOS SENTIDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM: ABORDAGEM TERAPÊUTICA

PÚBLICO-ALVO

Fonoaudiólogos 

INTRODUÇÃO

O processo de desenvolvimento da linguagem e da fala está intimamente relacionado aos processos do desenvolvimento global experimentados pela criança.

A experiência sensorial vivida desde o nascimento, fruto da interação com o meio, encontra no amadurecimento do corpo físico a condição ideal para integrar as informações através de engramas (arquivos mentais), codificando as informações do mundo em si. Ancorada nos sentidos, a criança também passa a codificar as regras da língua, aspecto essencial para a posterior tarefa de comunicar-se. Entretanto, só a percepção física de si através da vivência perceptomotora é capaz de conduzi-la ao domínio do eu, tão importante para o surgimento da verdadeira intenção de gerar diálogo orientado para o outro.

Assim, qualquer disfunção nos sistemas sensoriais (vestibular, proprioceptivo, tátil, auditivo, visual, gustativo e olfativos) e no domínio motor podem afetar a adequada aquisição da linguagem e fala. Ao receber uma criança, jovem ou adulto com questões ou distúrbios que envolvem a comunicação, não basta olhar apenas para os sintomas ou queixas apresentadas. Precisamos desenvolver uma compreensão global desse indivíduo: considerar desde as oportunidades que teve para organizar em si o código linguístico e para adquirir todo o conhecimento de mundo necessário para a estruturação da linguagem, conhecer as condições físicas e maturacionais com que contou para a construção do seu saber linguístico e, por fim, como construiu sua autopercepção.

Com essa visão ampliada podemos selecionar as melhores ferramentas terapêuticas para a reabilitação. Por todos os fatores mencionados, a abordagem terapêutica pela via corporal e pela vivência sensorial tem um alcance importante para o desenvolvimento global do indivíduo.

PROGRAMA

Apresentar aspectos do desenvolvimento da fala e linguagem relacionados aos distúrbios sensoriais e motores: Evidências Científicas.

Estruturando o olhar ampliado: O papel dos sentidos e da corporalidade – Como os sentidos me põem em contato comigo, com o mundo e me permitem construir o pensar.

O que observar na avaliação fonoaudiológica: possíveis sinais de alterações sensoriais e perceptomotoras. Desenvolvimento da fala e da linguagem como resposta às reações das entradas sensoriais, de autopercepção e motoras.

Tratamento:

Princípios de tratamento: Seleção e Execução de estratégias terapêuticas

O papel do fonoaudiólogo na intervenção fonoaudiológica com base na teoria das disfunções sensoriais e perceptomotoras.

METODOLOGIA

Aula teórico-prática com discussão de casos clínicos, demonstração de vídeos e execução da prática terapêutica. Aula de metodologia ativa, com intensa participação dos alunos.

O certificado de participação do curso será conferido ao aluno que frequentar o curso completo.

Serão oferecidas apostilas.

Número máximo de alunos: 25

DATA

Aguardando reabertura do espaço físico para início das aulas presenciais. Saiba mais clicando aqui.

HORÁRIO

Sexta-Feira das 19h às 21h30

Sábado das 8h às 17h

INVESTIMENTO

R$ 590

(em até 12x + taxas)

 

MINISTRANTES

Fga. Dra. Adriana Kida

Fonoaudióloga Clínica atuante na Clínica Tobias – Medicina Antroposófica. Atuação clínica nas áreas de linguagem e aprendizagem. Fonoaudióloga pela Faculdade de Odontologia de Bauru /USP. Mestre em Educação Especial – UFSCAR. Doutora em Ciências: Distúrbios da Comunicação Humana  – UNIFESP – SÃO PAULO. Doutorado com Estágio no Exterior: Universidad de Salamanca (USAL) – Departamiento de Psicología Evolutiva e de la Educación; Pós-doutora pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: LIDA – Universidade Estadual Paulista (UNESP – Marília). Professora dos cursos de aprimoramento e especialização em linguagem do CEFAC.

Fga. Maria das Graças Siracusa

Fonoaudióloga Clínica atuante na Clínica Tobias – Medicina Antroposófica. Fonoaudióloga pela UNIFESP-SP – Escola Paulista de Medicina. Especialização em Voz pelo CEV -Centro de Estudo da Voz. Formação em Dramaterapia pelo Sagres – Centro Antroposófico de Educação (Florianópolis). Professora convidada de cursos de formação para fonoaudiólogos (UNIFESP,UNIBAN, UNI SÃO CAMILO), professores, dentistas e outros profissionais. Coordenadora e professora no curso de Fonoaudiologia ampliada pela Antroposofia.

LOCAL

  • R. Dona Laura, 333 - Rio Branco
  • CEP: 90420-150
  • (51) 99977.8038
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