Neuroaprendizagem no Contexto Clínico Educacional – Como Entender e Promover Aprendizagens 2020 – CEFAC/RS

PÚBLICO-ALVO

Graduados em pedagogia, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia e demais profissionais envolvidos com a educação e aprendizagem.

DATA DE INÍCIO

21 de Março de 2020

DURAÇÃO DO CURSO

Duração: 11 meses – 110 horas/aula

HORÁRIOS

Sábado 8:00 às 17:00

INVESTIMENTO

Taxa de Inscrição:

R$120,00 até 10.01.2020 após R$150,00

11 parcelas:

R$420 ,00 – vencimento até o dia 10 de cada mês

  • Descontos para ex-alunos do CEFAC:  Informe-se

INTRODUÇÃO

Uma série de fatores pode determinar o sucesso ou fracasso no processo de aprendizagem. Compreender o funcionamento cerebral do aprendiz quando constrói conhecimentos, tanto do ponto de vista do funcionamento típico quanto deficitário, assim como compreender o objeto de conhecimento da aprendizagem, pode garantir procedimentos mais eficazes de intervenção clínica e pedagógica.

OBJETIVOS

Esta formação tem por objetivo aprofundar e levar o aluno a aplicar, de forma prática e eficaz, conhecimentos ligados às neurociências e à psicolinguística, com ênfase nos processos mentais do aprendiz e no objeto de conhecimento, em especial a linguagem escrita.  

COORDENAÇÃO

Dr. Jaime Luiz Zorzi

Fonoaudiólogo pela PUC-SP, Especialista em Linguagem pelo CFFa, Mestre em Transtornos da Comunicação (PUC-SP) e Doutor em Educação (UNICAMP). Tem trabalhado em programas de formação de professores de ensino fundamental e em assessoria educacional, com enfoque principalmente no desenvolvimento de propostas para facilitar o aprendizado da linguagem escrita por parte de alunos com problemas de aprendizagem. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, linguagem e aprendizagem. Suas pesquisas mais atuais estão voltadas para a área da aprendizagem e dos transtornos da leitura e da escrita. Recebeu da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o prêmio “Mérito Fonoaudiológico” em 2010.

Dra. Ligia Motta

Especialista em Voz e Disfagia. Doutora e Mestre em Gerontologia pelo programa de pós-graduação em Geriatria e Gerontologia PUCRS. Ministra cursos na área do envelhecimento da voz e deglutição em cursos de especialização em Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina- Geriatria. Consultora em Comunicação e vocal coach em vozes profissionais e artísticas.

LOCAL

  • R. Giordano Bruno, 305 - Rio Branco, sala 101.
  • CEP: 90420-150
  • (51) 99977.8038
  • cursos@vozativaed.com.br

PROGRAMA PREVISTO

  • Função executiva, memória e atenção: aplicação em programas educacionais e clínicos
  • A avaliação dos processos de leitura e escrita e a caracterização dos problemas de aprendizagem: dislexia, transtornos de aprendizagem e dificuldades escolares
  • Como classificar os problemas em sala de aula e como preparar avaliações adaptadas para cada perfil de dificuldade
  • Processamento cognitivo linguístico na aprendizagem da escrita: como ensinar ortografia
  • Transtorno do espectro do autismo (TEA) e deficiência intelectual: desafios para a aprendizagem e educação
  • Distúrbios neuropsiquiátricos e seus impactos na aprendizagem
  • Como trabalhar a compreensão e a produção de textos
  • Compreendendo o bilinguismo na perspectiva da neuroaprendizagem
  • Compreendendo o processamento auditivo no contexto do ensino e da aprendizagem
  • Letramento e métodos de alfabetização
  • Alfabetização matemática

CORPO DOCENTE

Prof. Dr Jaime Zorzi

Profa Dra Telma Pantano

Profa Dra Adriana Kida

Profa Me. Maura Sanchez

Profa Dra Flávia Benevidez Foz

Profa Me. Mara Daher

Profa Me. Marcela Stilpen (Rio)

Profa Especialista Rosana Mendes

Profa Dra Roberta Barabás

Prof.  Especialista Rafael Cintra

ATENÇÃO: É reservado à Voz Ativa – Escola Dinâmica, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.