INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR NOS DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO

PÚBLICO-ALVO

Médicos, odontólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

OBJETIVO

Fornecer informações atualizadas sobre a intervenção interdisciplinar nos distúrbios do sono, por meio de aulas teóricas e discussão de casos clínicos, capacitando os profissionais na área da Medicina do Sono, no tratamento de seus pacientes.

METODOLOGIA

Aulas teóricas e discussão de casos clínicos, em cada um dos módulos. O certificado de participação do curso será conferido ao aluno que frequentar todos os módulos propostos.

DATA DE INÍCIO

07 de Março de 2020

HORÁRIO

das 8h às 17h

HORAS/AULA

40h/aula

INVESTIMENTO

Mensalidade: R$ 430

(o valor total pode ser parcelado em até 12X)

Consulte informações sobre pagamento à vista.

PROGRAMA

07 de março – Dr. George Pinheiro – otorrinolaringologista / SP

  •  das 8h às 17h – AOS – definição, fisiopatologia e diagnóstico. Classificação internacional dos distúrbios do sono – métodos de investigação do sono – Polissonografia.

04 de abril – Dra. Marcia Maahs – Dra Renata Loss Drummond – Dr Gerson Maahs / POA

  • das 8h às 12h – Tratamento odontológico nos distúrbios respiratórios do sono – cirurgias e ortodontia – crianças e adultos – Dra. Marcia Maahs – odontóloga/ ortodontista
  • das 13h às 17h – Anatomofisiologia da VAS – Tratamento otorrinolaringológico dos distúrbios respiratórios do sono em crianças (Dra. Renata Loss Drummond) e adultos (Dr Gerson Maahs) – otorrinolaringologistas

 30 de Maio – Ms. Sara Giampá /SP – Dra. Raquel Hirata/PR

  • das 8h às 12h – Sono, metabolismo da AOS e exercício físico – Dra. Sara Giampá – educadora física
  • das 13h às 17h – Intervenção fisioterápica no tratamento do distúrbio respiratório do sono – indicações do Cpap – Dra. Raquel Hirata – fisioterapeuta

27 de Junho – Ms. Yasmin Frazão – fonoaudióloga

  • das 8h às 17h – Avaliação e terapia dos distúrbios respiratórios do sono – respiração oral e AOS- protocolos específicos – recursos terapêuticos.

OS MÓDULOS NÃO PODERÃO SER REALIZADOS DE MODO INDIVIDUAL, POIS OS MESMOS SE COMPLEMENTAM.

OBSERVAÇÃO: para os fonoaudiólogos que pretendem prestar exame de certificação em Fonoaudiologia em Medicina do Sono em 2020 – por ser um curso coordenado por Fonoaudióloga certificada em Fonoaudiologia em Medicina Sono, a pontuação do presente curso tem um acréscimo de 10 pontos – totalizando 40 pontos. (EDITAL DO CONCURSO ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO SONO (ABS) – Certificação em Fonoaudiologia na Medicina do Sono – http://absono.com.br/assets/edital-certificacao-fonoaudiologia-abs-2019—final.pdf)

CORPO DOCENTE

Dr. George Pinheiro

Dra. Marcia Maahs 

Dr. José Faibes Lubianca Neto 

Dr Gerson Maahs 

Ms. Sara Giampá 

Dra. Raquel Hirata

Ms. Yasmin Frazão

Coordenadora Científica

Fga. Ms. Yasmin Frazão

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). É especialista em Motricidade Oral com enfoque em Disfagia, pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Possui especialização no Tratamento Neuroevolutivo (Bobath) e no Conceito de Reabilitação Corporal e Orofacial Rodolfo Castillo Morales. Possui Aperfeiçoamento em Motricidade Orofacial com enfoque em Estética Facial. Possui Certificação em Fonoaudiologia do Sono pela Associação Brasileira do Sono (2016). Doutoranda em Fonoaudiologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB/USP. Tem experiência clínica e docente na área de Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: motricidade orofacial, estética facial e ronco e apnéia do sono.

Dra. Ligia Motta

Ligia Motta é especialista na área da comunicação e  voz, fonoaudióloga  referência no tratamento, aprimoramento e performance de vozes artísticas e profissionais. Faz preparação vocal para artistas do canto, teatro e cinema, é vocal coach em voz profissional e consultora em comunicação empresarial e educacional.  Foi professora dos cursos de Fonoaudiologia do IPA e ULBRA nas áreas de voz e fonoaudiologia estética, atuando com atividades em grupos, oficinas e workshop de voz e comunicação para professores, atores, jornalistas, radialistas, atores, grupos da terceira idade.  Responsável pela equipe de Fonoaudiologia do Hospital São Lucas da PUCRS, é especialista em disfagia, tem mestrado e  doutorado em Gerontologia Biomédica- PUCRS. Atuação como professora substituta durante quatro anos na área da voz, atuação e corpo no Instituto de Artes Dramáticas – DAD/UFRGS. Foi coordenadora do Departamento de Voz Profissional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e atualmente, é vice-coordenadora do departamento da Motricidade Orofacial do Adulto e Idoso desta Sociedade.  Professora e coordenadora dos cursos de especialização pelo CEFAC-RS. Diretora e fonoaudióloga do Centro de Fonoaudiologia Ligia Motta. Diretora e sócio-fundadora da Voz Ativa- Escola Dinâmica.
Preparação vocal, assesroia vocal e cursos de Voz, Dicção e Oratória  para diferentes empresas como: RBSTV, SESI, INLEGIS, TV EDUCATIVA, ULBRA, BANRISUL, SINDICATO DOS BANCÁRIOS RGS, MOVIMENTO DAS MULHERES DO PDT (PORTO ALEGRE E MINAS GERAIS), COLÉGIO ROSÁRIO.

LOCAL