FORMAÇÃO EM ELETROESTIMULAÇÃO APLICADA À CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA

PÚBLICO-ALVO

Fonoaudiólogos

INTRODUÇÃO

A eletroterapia é uma realidade na prática fonoaudiológica em suas diversas áreas de atuação como recurso adicional para habilitar, reabilitar e aprimorar padrões funcionais e estéticos. O número de profissionais habilitados no país aumentou e as pesquisas e publicações ganharam espaço no cenário da ciência fonoaudiológica. O uso da eletroterapia requer conhecimentos específicos que contribuam com o raciocínio clínico na construção de planos terapêuticos coerentes: a escolha da(s) corrente(s) e suas modulações deve ocorrer a partir de princípios e conceitos sólidos de elétrica, fisiologia e anatomia, além das particularidades das patologias de base e das funções a serem tratadas.

Depois de 7 turmas em São Paulo, temos o prazer de levar o curso a Porto Alegre em parceria com a Voz Ativa – Escola Dinâmica, mantendo o mesmo programa, metodologia e corpo docente.

A Formação em Eletroestimulação aplicada à clínica fonoaudiológico é pautada nos princípios da ENSI: interdisciplinaridade, tecnologia de ponta e muita prática.

OBJETIVO

​Capacitar o profissional fonoaudiólogo no uso da eletroestimulação transcutânea como recurso associado à prática clínica nas diversas áreas de atuação, seguindo normas de biossegurança e critérios de elegibilidade para segurança do paciente; optando pelo(s) tipo(s) de corrente(s) mais adequado(s) bem como os parâmetros e modulação ideais para cada caso.

DATAS

Aguardando reabertura do espaço físico para início das aulas presenciais. Saiba mais clicando aqui.

HORÁRIO

Aguardando reabertura do espaço físico para início das aulas presenciais. Saiba mais clicando aqui.

HORAS/AULA

O curso tem estrutura modular com 9 encontros mensais (sábado e domingo). Cada módulo tem carga horária de 20hs/aula, totalizando 180hs/aula (em acordo com critério adotado pelo CFFa para composição da pontuação para obtenção de título de especialista).

INVESTIMENTO

Taxa de Inscrição: R$250 

Mensalidade: R$ 830

OBS: este valor inclui material

INSCRIÇÃO

Os alunos podem se inscrever diretamente no site www.ensi.com.br utilizando a ficha de reserva de vaga.

MATERIAL

INCLUSO:

  • Apostilas das aulas, folhas de exercício
  • Acessórios FORMA – um par por aluno matriculado
  • Material utilizado em aulas práticas programadas: eletrodos, gel condutor, gaze, álcool 70o , outros.

OUTROS:

A ENSI dispõe de aparelhos de eletroestimulação suficientes para a prática prevista nas aulas. Aconselhamos cautela na aquisição de equipamentos para que seja feita de acordo com a necessidade e a prática individual de cada profissional.

CERTIFICADO

O recebimento do certificado está vinculado ao cumprimento de 75% da carga horária e apresentação de seminário, sendo indispensável a participação nas atividades práticas.

O curso “formação” é enquadrado no nível aprimoramento de acordo com as regras do CFFa para obtenção de pontuação para especialização e respeita o parecer no43 de abril de 2016 que dispõe sobre o uso de recursos de estimulação elétrica transcutânea por fonoaudiólogos.

ESTRUTURA DO CURSO E METODOLOGIA

O curso está dividido em dois blocos sendo o primeiro composto por 3 módulos introdutórios e o segundo por 6 módulos específicos para a clínica fonoaudiológica. Cada módulo tem carga horária de 20hs/aula, totalizando o curso 180hs/aula que ocorrem uma vez ao mês (sexta-feira e sábado).

Bloco I – aborda temas de fisiologia (neuromuscular, da dor e do exercício); física elétrica; correntes, parâmetros e modulações, manipulação de aparelhos; escolha e posicionamento de eletrodos; estimulação intraoral.

Bloco II – uso da eletroestimulação na clínica fonoaudiológica em disfagia (adulto e infantil), voz (clínica e profissional), motricidade orofacial (clínica, DTM, SAHOS), alterações de fala; indicações das diferentes correntes; pontos motores; discussão de casos e seminários.

São utilizadas metodologias ativas além das aulas expositivas dialogadas, incluindo exercícios, manuseio de equipamento, prática dirigida com monitores, discussão de casos e raciocínio clínico.  A equipe principal acompanha o aluno durante todo o curso.

ESTRUTURA DO CURSO E METODOLOGIA

BLOCO 1 – INTRODUTÓRIO

Conceitos de eletroterapia, bases fisiológicas e possibilidades de aplicação, com objetivo de capacitar para o uso dos recursos. 

 BASES PARA ELETROESTIMULAÇÃO

Eletrofisiologia

Eletroterapia – histórico; aplicações

CORRENTES 

Parâmetros e modulações

Eletrodos

 

BASES FISIOLÓGICAS 

Neurofisiologia 

Neuroplasticidade

Fisiologia da dor; Analgesia

 

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Fibras musculares

Contração muscular, hipertrofia,

Fadiga e dor muscular

Tonificação muscular

 

PRÁTICA DIRIGIDA  – BLOCO 1

Manuseio e programação de equipamento

Percepção de correntes

Eletrodos – características, técnicas, posicionamento

Pontos motores: busca e ativação

protocolos; analgesia, contração muscular, força; velocidade, tonificação

EE associada a exercícios; 

Estimulação intraoral

 

BLOCO 2 – ELETROESTIMULAÇÃO APLICADA

Objetiva capacitar o profissional no uso das correntes na prática fonoaudiológica, aplicando os conceitos nas diversas áreas clínicas. Colocação de eletrodos, eleição das correntes e parâmetros, técnicas associadas.

 

ELETROESTIMULAÇÃO aplicada à MOTRICIDADE OROFACIAL 

ELETROESTIMULAÇÃO aplicada à DISPRAXIA ORAL E DE FALA

DISFAGIA e ELETROESTIMULAÇÃO na CRIANÇA NEUROLÓGICA

Fisiopatologia  VOCAL e indicação da eletroterapia

Eletroterapia em VOZ CLÍNICA E PROFISSIONAL

 ELETROESTIMULAÇÃO aplicada  a casos NEUROLÓGICOS

 ELETROESTIMULAÇÃO aplicada à DISFAGIA

CORPO DOCENTE

Ana Paula Lefèvre

Ana Carolina Bucci

Bruno T. Guimarães

Letícia de Queiroz

Márcia H. M. Menezes

Regina Célia Nalesso

Roberta Busch

COORDENADORAS

Coordenação científica: Ana Lefèvre

Coordenação local: Ligia Motta

LOCAL

  • R. Dona Laura, 333 - Rio Branco
  • CEP: 90420-150
  • (51) 99977.8038
  • cursos@vozativaed.com.br

Este curso é uma parceria com a  ENSI – Escola Nacional de Saúde Integrada