FORMAÇÃO EM ELETROESTIMULAÇÃO APLICADA À CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA

PÚBLICO-ALVO

Fonoaudiólogos

INTRODUÇÃO

A eletroterapia é uma realidade na prática fonoaudiológica em suas diversas áreas de atuação como recurso adicional para habilitar, reabilitar e aprimorar padrões funcionais e estéticos. O número de profissionais habilitados no país aumentou e as pesquisas e publicações ganharam espaço no cenário da ciência fonoaudiológica. O uso da eletroterapia requer conhecimentos específicos que contribuam com o raciocínio clínico na construção de planos terapêuticos coerentes: a escolha da(s) corrente(s) e suas modulações deve ocorrer a partir de princípios e conceitos sólidos de elétrica, fisiologia e anatomia, além das particularidades das patologias de base e das funções a serem tratadas.

Depois de 7 turmas em São Paulo, temos o prazer de levar o curso a Porto Alegre em parceria com a Voz Ativa – Escola Dinâmica, mantendo o mesmo programa, metodologia e corpo docente.

A Formação em Eletroestimulação aplicada à clínica fonoaudiológico é pautada nos princípios da ENSI: interdisciplinaridade, tecnologia de ponta e muita prática.

OBJETIVO

​Capacitar o profissional fonoaudiólogo no uso da eletroestimulação transcutânea como recurso associado à prática clínica nas diversas áreas de atuação, seguindo normas de biossegurança e critérios de elegibilidade para segurança do paciente; optando pelo(s) tipo(s) de corrente(s) mais adequado(s) bem como os parâmetros e modulação ideais para cada caso.

DATAS

BLOCO I

10 e 11 de Setembro

08 e 09 de Outubro 

19 e 20 de Novembro

BLOCO II

03 e 04 de Dezembro

14 e 15 de Janeiro

11 e 12 de Fevereiro

11 e 12 de Março

08 e 09 de Abril

13 e 14 de Maio

HORÁRIO

sexta-feira das 14h às 21:30 

sábado das 8h às 17:30

HORAS/AULA

O curso tem estrutura modular com 9 encontros mensais (sábado e domingo). Cada módulo tem carga horária de 20hs/aula, totalizando 180hs/aula (em acordo com critério adotado pelo CFFa para composição da pontuação para obtenção de título de especialista).

INVESTIMENTO

Taxa de Inscrição: R$250 

Mensalidade: R$ 830

OBS: este valor inclui material

INSCRIÇÃO

Os alunos podem se inscrever diretamente no site www.ensi.com.br utilizando a ficha de reserva de vaga.

MATERIAL

INCLUSO:

  • Apostilas das aulas, folhas de exercício
  • Acessórios FORMA – um par por aluno matriculado
  • Material utilizado em aulas práticas programadas: eletrodos, gel condutor, gaze, álcool 70o , outros.

OUTROS:

A ENSI dispõe de aparelhos de eletroestimulação suficientes para a prática prevista nas aulas. Aconselhamos cautela na aquisição de equipamentos para que seja feita de acordo com a necessidade e a prática individual de cada profissional.

CERTIFICADO

O recebimento do certificado está vinculado ao cumprimento de 75% da carga horária e apresentação de seminário, sendo indispensável a participação nas atividades práticas.

O curso “formação” é enquadrado no nível aprimoramento de acordo com as regras do CFFa para obtenção de pontuação para especialização e respeita o parecer no43 de abril de 2016 que dispõe sobre o uso de recursos de estimulação elétrica transcutânea por fonoaudiólogos.

ESTRUTURA DO CURSO E METODOLOGIA

O curso está dividido em dois blocos sendo o primeiro composto por 3 módulos introdutórios e o segundo por 6 módulos específicos para a clínica fonoaudiológica. Cada módulo tem carga horária de 20hs/aula, totalizando o curso 180hs/aula que ocorrem uma vez ao mês (sexta-feira e sábado).

Bloco I – aborda temas de fisiologia (neuromuscular, da dor e do exercício); física elétrica; correntes, parâmetros e modulações, manipulação de aparelhos; escolha e posicionamento de eletrodos; estimulação intraoral.

Bloco II – uso da eletroestimulação na clínica fonoaudiológica em disfagia (adulto e infantil), voz (clínica e profissional), motricidade orofacial (clínica, DTM, SAHOS), alterações de fala; indicações das diferentes correntes; pontos motores; discussão de casos e seminários.

São utilizadas metodologias ativas além das aulas expositivas dialogadas, incluindo exercícios, manuseio de equipamento, prática dirigida com monitores, discussão de casos e raciocínio clínico.  A equipe principal acompanha o aluno durante todo o curso.

ESTRUTURA DO CURSO E METODOLOGIA

BLOCO 1 – INTRODUTÓRIO

Conceitos de eletroterapia, bases fisiológicas e possibilidades de aplicação, com objetivo de capacitar para o uso dos recursos. 

 BASES PARA ELETROESTIMULAÇÃO

Eletrofisiologia

Eletroterapia – histórico; aplicações

CORRENTES 

Parâmetros e modulações

Eletrodos

 

BASES FISIOLÓGICAS 

Neurofisiologia 

Neuroplasticidade

Fisiologia da dor; Analgesia

 

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Fibras musculares

Contração muscular, hipertrofia,

Fadiga e dor muscular

Tonificação muscular

 

PRÁTICA DIRIGIDA  – BLOCO 1

Manuseio e programação de equipamento

Percepção de correntes

Eletrodos – características, técnicas, posicionamento

Pontos motores: busca e ativação

protocolos; analgesia, contração muscular, força; velocidade, tonificação

EE associada a exercícios; 

Estimulação intraoral

 

BLOCO 2 – ELETROESTIMULAÇÃO APLICADA

Objetiva capacitar o profissional no uso das correntes na prática fonoaudiológica, aplicando os conceitos nas diversas áreas clínicas. Colocação de eletrodos, eleição das correntes e parâmetros, técnicas associadas.

 

ELETROESTIMULAÇÃO aplicada à MOTRICIDADE OROFACIAL 

ELETROESTIMULAÇÃO aplicada à DISPRAXIA ORAL E DE FALA

DISFAGIA e ELETROESTIMULAÇÃO na CRIANÇA NEUROLÓGICA

Fisiopatologia  VOCAL e indicação da eletroterapia

Eletroterapia em VOZ CLÍNICA E PROFISSIONAL

 ELETROESTIMULAÇÃO aplicada  a casos NEUROLÓGICOS

 ELETROESTIMULAÇÃO aplicada à DISFAGIA

CORPO DOCENTE

Ana Paula Lefèvre

Ana Carolina Bucci

Bruno T. Guimarães

Letícia de Queiroz

Márcia H. M. Menezes

Regina Célia Nalesso

Roberta Busch

COORDENADORAS

Coordenação científica: Ana Lefèvre

Coordenação local: Ligia Motta

LOCAL

Este curso é uma parceria com a  ENSI – Escola Nacional de Saúde Integrada 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A COMPRA DE INGRESSOS

– Cancelamentos serão aceitos em até 7 dias corridos após a compra, respeitando o prazo de até 48h antes do evento.

– Transferência de titularidade só será aceita até 48h antes do evento. Entre em contato através do e-mail: cursos@vozativaed.com.br.

– Para qualquer tipo de pagamento no local do curso serão aceitos somente dinheiro ou cheque.

ATENÇÃO: Devido à situação de pandemia do COVID-19, é reservado à Voz Ativa – Escola Dinâmica, o direito de reagendamento e cancelamento do curso, para que assim sejam seguidas as normas da OMS.