PÚBLICO-ALVO
Fonoaudiólogos, Pedagogos, Professores, pais e todos aqueles que se interessam por contação de historias.
METODOLOGIA
Aula de metodologia ativa, com intensa participação dos alunos.
A experiência por meio da técnica de “leitura dialogada” de contos, realizados pelas ministrantes, será um modelo concreto para que os alunos possam construir ativamente sua própria mediação, experimentando a aplicação de técnicas. Etapas preparatórias do discurso de mediação e a escolha de estratégias que envolvam dramatização trarão os elementos necessários para que os alunos possam realizar um trabalho ativo e orientado com os contos. Essa construção conduzirá a consciência sobre os aspectos a serem estimulados na linguagem, cujas estratégias estarão sempre orientadas pelas melhores evidências científicas de efetividade no desenvolvimento das competências receptiva e expressiva ligados à linguagem infantil.
O certificado de participação do curso será conferido ao aluno que frequentar o curso completo.
Serão oferecidas apostilas. Também serão oferecidas listas contendo a indicação de livros e de histórias, em função da faixa etária, que possam ser posteriormente empregadas com o intuito de estimular a linguagem infantil.
DATA
26 e 28 de Janeiro de 2021
Após o término das aulas ao vivo, as mesmas continuam disponíveis pelo período de 5 dias para acesso dos alunos.
HORÁRIO
das 18h30 às 22h30
HORAS/AULA
8h/aula
INVESTIMENTO
R$ 390
PROGRAMA/OBJETIVOS
Experiências significativas durante os primeiros anos de vida da criança podem fornecer oportunidades para o desenvolvimento e suporte ao posterior aperfeiçoamento da língua. A leitura de contos e de histórias tem sido indicada pela literatura científica como um grande fator protetivo do desenvolvimento da linguagem. Estudos longitudinais revelam que o tempo de dedicação de pais e cuidadores a leitura de histórias na mais tenra infância é o indicador mais robusto de modificações positivas no curso do desenvolvimento linguístico inclusive de crianças com inicial atraso nessas competências comunicativas. Entretanto, a contação deve ocorrer de forma ativa e motivadora para atuar de forma profunda a ponto de minimizar impactos e tendências de alterações do desenvolvimento da linguagem. A técnica de “leitura dialogada” de livros de histórias é um dos formatos mais estudados enquanto tarefa destinada a ampliar o aprendizado da língua por crianças. Por meio dessa técnica, as crianças não apenas adquirem linguagem e exposição ao letramento, mas também experimentam o crescimento do vocabulário, o aprendizado de como lidar com livros e as diferentes estruturas textuais, bem como são estimuladas a organizar e ampliar a complexidade de suas estruturas morfossintáticas. Somado a técnicas de “Ajuda para compreensão” baseada em modelos de planejamento da leitura textual, podem ainda potencializar as habilidades receptivas tão importantes para o aprendizado e domínio das regras estruturais da língua. Assim, estudar e aplicar esses conceitos de forma teórico-prática pode ser uma estratégia interessante para a consolidação da atuação clínica em linguagem, bem como favorecer o desenvolvimento linguístico global de escolares no contexto educacional.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O CONTO COMO FERRAMENTA PARA A ESTRUTURAÇÃO DA LINGUAGEM
Evidências científicas atuais como norte para atuação clínica
Módulo 1
A técnica de mediação da Compreensão Oral:
“Ajudar a compreender”
- Compreensão Oral nas diferentes fases da vida: O que esperar?
- Técnicas de mediação oral para potencializar a compreensão de ideias, da estrutura textual e da compreensão global: Como planejar a atuação para as diferentes faixas etárias
- A técnica na prática: A vivência do conto e o planejamento prático da ajuda oral no texto
Módulo 2
A história como alimento da “alma” – “O que significa, fica”
- Quando o desenvolvimento infantil escolhe o conto: diferentes momentos, diferentes interesses e necessidades
- História e dramatização: Quando o “drama” auxilia na criação das imagens mentais – Imaginação e Compreensão Oral
- Como criar sua própria história: O caminho do herói
MINISTRANTES

Dra. Adriana Kida
CRFa. 02-11.795-9
Fonoaudióloga Clínica atuante na Clínica Tobias – Medicina Antroposófica. Atuação clínica nas áreas de linguagem e aprendizagem.
Fonoaudióloga pela Faculdade de Odontologia de Bauru /USP
Mestre em Educação Especial – UFSCAR
Doutora em Ciências: Distúrbios da Comunicação Humana – UNIFESP – SÃO PAULO
Doutorado com Estágio no Exterior: Universidad de Salamanca (USAL) – Departamiento de Psicología Evolutiva e de la Educación;
Pós-doutora pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: LIDA – Universidade Estadual Paulista (UNESP – Marília)
Professora dos cursos de aprimoramento e especialização em linguagem do CEFAC.

Fga. Maria das Graças Paiva Siracusa
CRFa. 02-0765
Fonoaudióloga Clínica atuante na Clínica Tobias – Medicina Antroposófica
Fonoaudióloga pela UNIFESP-SP – Escola Paulista de Medicina.
Especialização em Voz pelo CEV -Centro de Estudo da Voz.
Formação em Dramaterapia pelo Sagres – Centro Antroposófico de Educação (Florianópolis).
Professora convidada de cursos de formação para fonoaudiólogos (UNIFESP,UNIBAN, UNI SÃO CAMILO), professores, dentistas e outros profissionais.
Coordenadora e professora no curso de Fonoaudiologia ampliada pela Antroposofia.