CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM, COM ÊNFASE EM LINGUAGEM INFANTIL, DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM E ATUAÇÃO EDUCACIONAL 2019

PÚBLICO-ALVO

Fonoaudiólogos, graduados.

DATA DE INÍCIO

8 e 9 de Março de 2019

HORÁRIOS

Sextas-feiras: das 14:00h as 21:00h

Sábados: das 08:00h as 17:00h

DURAÇÃO DO CURSO

19 módulos presenciais, mensais e consecutivos totalizando 380 horas/aula presenciais

40 horas de atividades extraclasse para realização de práticas propostas pelo curso, em local de trabalho, escolas ou outras instituições a serem escolhidas pelos próprios alunos. Estas atividades extraclasse serão supervisionadas em um módulo presencial específico do curso.  Neste caso, substituiremos o módulo de comunicação alternativa por um módulo de supervisão das atividades. As horas de atividades extraclasse não serão cobradas dos alunos

Carga horária total: 420 horas/aula (380 horas/aula presenciais e 40 horas/aula extraclasse para atividades práticas).

* Todos os módulos podem ser realizados individualmente com certificado do CEFAC como Curso de Atualização.

OBJETIVOS

Fornecer, ao fonoaudiólogo, conhecimentos atualizados, que permitam, de modo aprofundado e específico, a observação, análise e reflexão sobre a teoria e práxis desta área de atuação envolvendo aprendizagem, linguagem oral, linguagem escrita e educação.

Proporcionar conhecimentos, recursos e instrumentos que possam preparar, com competência, o fonoaudiólogo como especialista nas alterações da linguagem oral infantil, na aprendizagem e domínio da leitura e da escrita, em circunstâncias de normalidade e na presença de transtornos. Visa também prepara-lo para lidar com problemas educacionais pertinentes, tendo em vista sua atuação em equipes multidisciplinares e, em especial, junto aos profissionais da área da educação, principalmente nos níveis do ensino infantil e fundamental.

Preparar o aluno para a prestação de serviços de assessoria e consultoria em linguagem, aprendizagem e questões educacionais relativas ao saber fonoaudiológico.

INVESTIMENTO

Taxa de Inscrição 

R$120,00 até 15.01.2019 após R$150,00

19 parcelas

R$ 714,00 – vencimento até o dia 07 de cada mês

R$ 784,00 – vencimento até o dia 20 do mês corrente

  • Descontos para ex-alunos do CEFAC:  Informe-se

COORDENAÇÃO

Dr. Jaime Luiz Zorzi

Especialização na área da Linguagem, formado em fonoaudiologia pela PUCSP, em 1976. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUCSP, em 1988. Doutor em Educação pela UNICAMP, área da Metodologia do Ensino, em 1997. Ex-docente dos cursos de Fonoaudiologia da PUCSP e da Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Coordenador e professor dos Cursos de Especialização em Linguagem e Educação do CEFAC –Saúde e Educação, São Paulo. Pesquisador nas áreas de desenvolvimento da linguagem oral infantil e de aprendizagem da leitura e da escrita.

Dra. Ligia Motta

Especialista em Voz e Disfagia. Doutora e Mestre em Gerontologia pelo programa de pós-graduação em Geriatria e Gerontologia PUCRS. Ministra cursos na área do envelhecimento da voz e deglutição em cursos de especialização em Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina- Geriatria. Consultora em Comunicação e vocal coach em vozes profissionais e artísticas.

 

LOCAL

  • R. Giordano Bruno, 305 - Rio Branco, sala 101.
  • CEP: 90420-150
  • (51) 99977.8038
  • contato@cfligiamotta.com.br

PROGRAMA PREVISTO

Atuação Fonoaudiológica na Educação e Aprendizagem I: Infantil e Etapas Iniciais do Fundamental, com Foco na Alfabetização e Ortografia

Abordagem Fonoaudiológica da Gagueira

Abordagem Fonoaudiológica no TEA – Transtorno de Espectro do Autismo Dra. Ana

Avaliação, Diagnóstico e Terapia das Alterações de Fala de Origem Fonológica

Alterações de Linguagem na Infância: Desenvolvimento Típico, Fatores de Risco e Diagnóstico Diferencial

Atuação da Fonoaudiologia na Educação e  Aprendizagem II: Atividades para Consolidação de Competências em Leitura e Escrita

Atuação do Fonoaudiólogo na Educação e Aprendizagem III: Adaptações Curriculares para Alunos com Diferentes Tipos de Transtornos de Aprendizagem

Comunicação Suplementar e Alternativa

Processos de Aquisição da Leitura – Escrita e os Transtornos de Aprendizagem: Dislexia, Distúrbios de Aprendizagem e TDAH

Processamento Auditivo no Contexto Clínico e Educacional: Impactos Sobre a Linguagem e a Aprendizagem; Estudos de Caso

Atividades Práticas: Abordagens Terapêuticas nos Transtornos de Linguagem na Infância

Atividades Práticas: Procedimentos de avaliação de linguagem oral em seus aspectos semânticos, pragmáticos e formais

Bases neurofisiológicas e funcionais do processamento cerebral da linguagem oral e escrita

Procedimentos de avaliação nas alterações da linguagem escrita

Supervisão e Apresentação dos Trabalhos Práticos

Políticas Públicas de Educação, Acessibilidade e a Atuação Fonoaudiológica nos Programas e Propostas Educacionais de Inclusão e Educação Especial

Metodologia Científica I

Metodologia Científica II

Ética e Bioética

CORPO DOCENTE

Profa. Dra. Amália Rodrigues

Profa. Dra. Adriana Gurgueira

Profa. Mestre Ignês Maia

Profa. Dra. Ana Carina Tamanaha

Profa. Mestre Márcia Onora

Profa. Dra. Renata Figueiredo

Profa. Dra. Sandra Pires

Profa. Dra. Flávia Benevidez

Profa. Dra. Giseli Germano

Profa. Dra. Simone Capellini

Profa. Mestre Mara Daher

Profa. Especialista Rosana Mendes

Prof. Dr. Jaime Zorzi

Profa. Dra. Adriana Kida

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

Apoio: