Aprimoramento em Processamento Auditivo e Clínica Fonoaudiológica: Implicações na Avaliação e Planejamento Terapêutico

PÚBLICO-ALVO

Fonoaudiólogos e estudantes de Fonoaudiologia.

JUSTIFICATIVA

As informações da avaliação das funções auditivas centrais elucidam como ocorre o processamento da informação auditiva que é a base da comunicação e da aprendizagem. Esse curso se propõe a tornar acessível ao fonoaudiólogo clínico o entendimento e as aplicações do processamento auditivo na diversidade da atuação de sua clínica.

OBJETIVOS

  • Entender a indicação e as aplicações da avaliação do processamento auditivo central;
  • Relacionar o processamento auditivo central e suas alterações aos diversos transtornos da comunicação oral e escrita;
  • Interpretar os achados da avaliação do processamento auditivo central e aprender a usar essas informações no diagnóstico e na elaboração do planejamento terapêutico dos transtornos da comunicação oral e escrita;
  • Conhecer a aplicação do treino auditivo acusticamente controlado, o treino auditivo neurocoginitivo acusticamente controlado e de recursos tecnológicos envolvendo o Processamento Auditivo Central na clínica fonoaudiológica.

COORDENAÇÃO

Coordenação: Maura Ligia Sanchez, fonoaudióloga, formada pela UNIFESP, Mestre em Ciências Otorrinolaringológicas pela UNIFESP. Coordenadora e Professora do CEFAC – Centro de Pós-Graduação em Saude e Educação. Pesquisadora na área das funções auditivas centrais. Fonoaudióloga clínica, responsável pela avaliação de processamento auditivo do Centro Diagnóstico Fleury Medicina e Saúde.

Coordenação CEFAC/RS: Dra. Ligia Motta

HORÁRIO

Sábados, das 8:00h às 17:00h

DATA DE INÍCIO

23 de Março de 2019

DURAÇÃO

13 módulos mensais

* Todos os módulos podem ser realizados individualmente com certificado do CEFAC- SP, como curso de atualização.

INTRODUÇÃO

Ouvir tem início com a detecção de um estímulo acústico, envolvendo uma série de eventos neurofisiológicos e químicos ao longo do sistema auditivo. Para uma acurada interpretação da informação auditiva, são necessários mecanismos e processos cognitivos e neurofisiológicos mediados pela ação do Sistema Nervoso Auditivo Central.

A avaliação do Processamento Auditivo oferece informações sobre maturidade, organização e funcionamento das vias auditivas centrais responsáveis pela análise dos estímulos auditivos – linguísticos e não verbais.

Indivíduos com transtorno do Processamento Auditivo apresentam dificuldade em usufruir da informação auditiva para se comunicar e aprender. A dificuldade pode ocorrer por déficit em diversas habilidades auditivas, de maneira que cada indivíduo pode apresentar um padrão único de comprometimento que será evidenciado pelos resultados da avaliação do Processamento Auditivo.

A identificação de possíveis comprometimentos no processamento da informação auditiva, possibilita a compreensão das causas subjacentes às queixas de comunicação e aprendizagem de indivíduos que buscam tratamento. A compreensão das causas subjacentes às queixas possibilita a elaboração de programas de habilitação/reabilitação adequados às necessidades do indivíduo.

METODOLOGIA

A partir da apresentação de casos clínicos, será introduzida a base neurofisiológica do processamento auditivo central e dos transtornos a ele relacionados; os procedimentos diagnósticos aplicação e interpretação; a elaboração do plano de tratamento – terapia fonoaudiológica, treinamento
auditivo acusticamente controlado, treinamento auditivo neurocognitivo acusticamente controlado, o contato com profissionais relacionados ao caso (médico, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neuropsicólogo e outros) e a orientaçao acadêmica e familiar.

INVESTIMENTO

Taxa de inscrição

INSCRIÇÕES ATÉ DEZEMBRO DE 2018
R$120,00 até 01 novembro de 2018 após R$150,00

Mensalidade

R$ 420,00 (vencimento dia 10 de cada mês)
*Descontos para ex-alunos de aprimoramentos ou especializações do CEFAC

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesm

LOCAL

  • R. Giordano Bruno, 305 - Rio Branco, sala 101.
  • CEP: 90420-150
  • (51) 99977.8038
  • cursos@vozativaed.com.br

CORPO DOCENTE PREVISTO

Profa. Fga. Me. Maura Lígia Sanchez
Profa. Fga. Nadja Furtado
Profa. Fga. Dra. Letícia Borges
Profa. Fga. Luciane Sauer

DISCIPLINAS E EMENTAS

2019

MÓD. 1 (23/03/2019): Processamento auditivo central e suas bases neurofisiológicas. Profa. Fga. Ms. Maura SanchezAnatomofisiologia do sistema auditivo periférico e central. Neurofisiologia do sistema nervoso auditivo central. Imageamento funcional e estrutural do sistema nervoso auditivo central. Relação entre funções neuropsicológicas gerais e o processamento da informação auditiva: organização perceptual, velocidade de processamento, atenção e memória. Definição dos mecanismos fisiológicos e das habilidades auditivas pesquisadas na avaliação do PAC.

MÓD. 2 (13/04/2019): Avaliação comportamental do processamento auditivo central. Profa. Fga. Nadja Furtado: Apresentação do protocolo de testes comportamentais verbais e não verbais, monóticos e dicóticos empregados para avaliação do PAC. Instruções sobre a forma de apresentação do teste, registro e parâmetros de normalidade e cálculo dos resultados.

MÓD. 3 (04/05/2019): Diagnóstico dos transtornos do processamento auditivo central: como interpretar os resultados do PAC. Profa. Fga. Ms. Maura Lígia Sanchez: Interpretação dos resultados, considerando-se os valores de referência para cada teste, o desempenho em teste específico frente aos testes do protocolo, usando a análise intra e inter testes; e o desempenho na avaliação do PAC em relação quadro clínico geral do paciente, relacionando achados, sintomas e queixas. Discussão: A Bateria mínima oferece todas as informações necessárias para entendermos o que está acontecendo com os nossos Pacientes? Classificação dos transtornos do processamento auditivo central. Estudo de casos clínicos.

MÓD. 4 (15/06/2019): Avaliação eletrofisiológica do processamento auditivo central. Profa. Fga. Dra. Letícia Borges: Apresentação do protocolo de avaliação eletrofisiológica do PAC, potenciais evocados de curta, média e longa latência, potenciais de estado estável, supressão de emissões otoacústicas. A importância da avaliação eletrofisiológica do PAC, aplicação dos testes mostradas no próprio aparelho, discussão de casos clínicos e revisão da literatura atualizada no assunto.

MÓD. 5 (20/07/2019): Tratamento dos transtornos do processamento auditivo central. Prof. Fga. Nadja Furtado: Apresentação de programas gerais de tratamento direcionados às disfunções diagnosticadas com demonstração de vários materiais. Apresentação do editor de som Audacity como instrumentos facilitador de criação de material de estimulação para as vias de comunicação e aprendizagem.

MÓD. 6 (24/08/2019): Discussão de casos. Profa. Fga. Ms. Maura Lígia SanchezAplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores considerando os achados da Avaliação Auditiva Periférica e Central. Mais casos clínicos

MÓD. 7 (28/09/2019): PAC e as alterações da linguagem oral e da fala. Profa. Fga. Ms. Maura Lígia Sanchez: Estabelecimento de relações entre o processamento auditivo central e o processamento e a organização das representações fonológicas e semânticas. Implicações dessas relações no diagnóstico dos transtornos da fala e linguagem oral e no planejamento terapêutico, tanto na seleção de estratégias efetivas para intervenção como no acompanhamento da evolução do tratamento. Estudo de casos clínicos.

MÓD. 8 (26/10/2019): PAC e as alterações da leitura/escrita e da aprendizagem. Profa. Fga. Ms. Maura Lígia Sanchez: Estabelecimento de relações entre o processamento auditivo central e o processo de aquisição de leitura e escrita, o diagnóstico dos transtornos de leitura e escrita e a intervenção. Discussão da relação entre o desenvolvimento auditivo e as habilidades metalinguísticas envolvidas na leitura e escrita. O déficit no processamento fonológico e a dislexia do desenvolvimento. Estratégias envolvendo habilidades auditivas para terapia em leitura e escrita. Estudo de casos clínicos.

MÓD. 9 (23/11/2019): Processamento da informação não verbal e as alterações de fluência e voz. Profa. Fga. Nadja Furtado:  Estabelecimento das relações entre o processamento da informação não verbal no diagnóstico e tratamento de transtornos de fluência, voz e do hemisfério não especializado em linguagem.

MÓD. 10 (07/12/2019): PAC e as alterações de função executiva. Profa. Fga. Ms. Maura Lígia Sanchez: Estabelecimento da relação entre o processamento auditivo central e ostranstornos de função executiva como o TDAH e os déficits de memória de curto prazo, memória operacional e evocação de informações armazenadas. Discussão sobre a comunicação considerando o processamento bottom-up e top-down. Discussão sobre o tratamento e avaliação de indivíduos que fazem uso de medicação. Estudo de casos clínicos.

2020

MÓD. 11 (à confirmar): PAC em adulto e idoso. Profa. Fga. Ms. Maura Lígia Sanchez: Comprometimento periférico, lesões neurológicas e envelhecimento. Processamento auditivo central, atenção e memória na vida adulta e no envelhecimento. Estratégias de intervenção terapêutica. Estudo de casos clínicos.

MÓD. 12 (à confirmar): Aula prática de Avaliação Comportamental do Processamento Auditivo Central. Profa. Fga. Ms. Maura Lígia Sanchez: Realização de dois exames de processamento auditivo central de pacientes trazidos pelos alunos. Os alunos irão anotar os resultados, fazer a análise dos resultados e fazer o relatório dos exames. O exame será realizado pelo
professor.

MÓD. 13 (à confirmar): O treinamento auditivo acusticamente controlado. Profa. Fga. Ms. Maura Lígia Sanchez: Indicações e aplicações do treinamento auditivo na clínica fonoaudiológica. Como potencializar o treinamento auditivo com a abordagem neurocognitiva. Estratégias para o treinamento de habilidades auditivas centrais. Apresentação dos protocolos para treino auditivo baseados nos achados da Avaliação do Processamento Auditivo Central. Estudo de casos clínicos. Elaboração dos Programas de Habilitação dos Pacientes da aula anterior.

APOIO: